Crescemos numa família tipicamente portuguesa, em que os almoços de domingo se faziam em casa da avó, com os pratos “especiais”. Somos fãs incorrigíveis de todos os pratos de grão e de feijão. Como tal, seria impossível não gostar de uma boa feijoada… Haverá melhor forma de partilhar a mesa com aqueles que amamos do que sentados em frente a um prato de feijões fumegantes e rodeados de boa conversa e gargalhadas? Para nós, basta!
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 1 tomate maduro
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 200g de tofu fumado
- 2 cenouras
- Couve-lombarda
- 400g de feijão-manteiga cozido (e alguma água de cozer)
- azeite
- vinho branco
- sal, piri-piri
Preparação:
- Drenar e secar bem o tofu. Cortar em cubinhos, temperar com umas pedrinhas de sal e um pouco de piri-piri. Reservar.
- Num tacho de fundo largo, colocar a cebola picada, o alho e uma folha de louro. Levar a refogar com um fio de azeite, até que esteja translúcido.
- Refrescar com um pouco de vinho branco e deixar evaporar.
- Acrescentar a massa de pimentão e o tomate maduro bem picado (limpo de peles e sementes). Deixar cozinhar lentamente, até que o tomate comece a desfazer-se.
- Juntar as cenouras cortadas em meias-luas finas e deixar cozinhar por 5 minutos.
- Adicionar os cubos de tofu e, quando levantar fervura, juntar a couve rasgada em pedaços. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando.
- Quando a couve e as cenouras começarem a ficar macias, juntar o feijão e um pouco da água da cozedura (se usar feijão de conserva, rejeitar a água da lata e adicionar um pouco de água quente).
- Rectificar os temperos e deixar cozinhar, com o tacho tapado, para que todos os ingredientes absorvam os sabores e fiquem macios a gosto.
- Servir bem quente, acompanhado por um arroz branco (nós usámos basmati).