Hoje colocámos as mãos na massa para fazer umas verdadeiras bolachas de Natal! A canela e o gengibre emprestam-lhes aquele sabor fantástico e perfumam toda a casa… São aptas para quase todos! Não têm ovos, nem leite, nem açúcar refinado, nem glúten…Boas Festas e uma mesa cheia de coisas boas, são os nossos votos!
Ingredientes:
- 190g de flocos de aveia, sem glúten
- 75g de açúcar de coco
- 60g de creme vegetal
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (nós usamos com pedaços)
- 2 colheres de sopa de bebida vegetal de aveia
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato
- 1/4 colher de chá de sal
Preparação:
- Num processador de alimentos, triturar os flocos de aveia até ficarem com aspeto de farinha. Despejar numa taça e reservar.
- Ainda no processador, colocar o creme vegetal e o açúcar e bater até obter um creme liso. Adicionar a manteiga de amendoim e continuar a bater até ter uma mistura uniforme.
- À farinha de aveia adicionar o amido de milho, o fermento, o bicarbonato, o sal, o gengibre e a canela. Misturar tudo.
- Juntar a mistura dos secos ao preparado que está no processador e bater. Com uma espátula, limpar as paredes do processador, para que não restem ingredientes por misturar.
- Por último, adicionar a bebida vegetal e bater até obter uma massa uniforme.
- Verter a mistura numa taça e levar ao congelador por 15 minutos.
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Esticar a massa, com o rolo, em cima de uma folha de papel vegetal ou de uma superfície enfarinhada. Cortar a massa, usando os cortadores preferidos (não tendo cortadores próprios, pode usar-se a boca de um copo, por exemplo).
- Dispor as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar repousar uns 10 minutos, ao ar, para que a massa seque ligeiramente (assim, as bolachas ficam mais crocantes).
- Levar ao forno a cozer por 8 a 10 minutos. Retirar e deixar arrefecer sob uma grelha.