Um creme de abóbora assada? Porque não? Tentamos que as refeições comecem sempre com uma sopa. Mas, a sopa não tem que ser sempre feita da mesma maneira. De vez em quando, sabe bem variar! Esta delícia começa a ser preparada no forno e acaba transformada numa sopa muito aromática e quentinha. Os alhos, o tomilho e o alecrim conferem-lhe um sabor diferente que faz reagir as papilas gustativas. O iogurte e as sementes de abóbora tostadas a finalizar, dão um toque especial… Vale a pena experimentar!
Ingredientes:
- 650g de abóbora
- tomilho e alecrim secos, a gosto
- 2 dentes de alho
- 1 cebola laminada
- 1 alho francês laminado
- 2 batatas médias
- iogurte grego natural (facultativo)
- sementes de abóbora
- folhas de manjericão fresco (para decorar)
- sal
Preparação:
- Num tabuleiro, colocar a abóbora descascada e cortada em pequenos cubos. Adicionar os dentes de alho (nós gostamos de assar com a casca).
- Regar com um fio de azeite e temperar com sal, tomilho e alecrim a gosto.
- Levar ao forno, a 200º, cerca de 30 minutos, mexendo a meio do tempo.
- Entretanto, numa panela, colocar um fio de azeite e cozinhar a cebola e o alho francês, em lume brando, até que estejam translúcidos (mexer de vez e quando para não pegar).
- Acrescentar as batatas cortadas em cubos e um pouco de água ou caldo de legumes.
- Quando as batatas estiverem macias, juntar a abóbora assada e os alhos (retirar a casca). Deixar levantar fervura. Triturar tudo com a varinha mágica (a consistência é a de um creme, mas pode acrescentar-se mais água quente ou caldo de legumes, a gosto).
- Retificar os temperos.
- Servir bem quente, com iogurte grego natural, sementes de abóbora tostadas na frigideira e folhas de manjericão fresco.