Para muitos, o halloumi ainda é um ingrediente desconhecido! É um queijo originário do Chipre, com consistência firme, tradicionalmente feito de uma mistura de leite de cabra e ovelha. Embora seja ligeiramente salgado, ao cozinhar, adquire um sabor mais suave e uma textura mais cremosa. Nós gostamos de usá-lo em saladas ou pratos quentes, apenas grelhado na chapa.
Ingredientes (para 3 pessoas):
- 225g de queijo halloumi
- 300g de folhas de espinafres
- 6 batatas médias
- 1 dente de alho
- azeite, a gosto
- sal, pimenta, oregãos e açafrão em pó, a gosto
- sementes de abóbora e de girassol, a gosto
Preparação:
- Cozer as batatas (inteiras com a pele), em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas, deixar arrefecer, tirar a pele e cortá-las em cubos.
- Numa chapa anti-aderente, grelhar o halloumi cortado em fatias de 0,5cm.
- Numa frigideira anti-aderente, deitar um fio de azeite e um dente de alho picado. Salter os espinafres durante uns minutos, até que fiquem murchos. Temperar com sal e pimenta, a gosto. Reservar.
- Na mesma frigideira, deitar mais um fio de azeite, colocar as batatas em cubos e polvilhá-las com orégãos e açafrão, a gosto. Mexer até que fiquem bem amarelinhas.
- Tostar ligeiramente as sementes.
- Num prato ou saladeira, dispor os espinafres salteados, as batatas amarelas, as fatias de halloumi grelhado e polvilhar com as sementes.