O requeijão é um produto muito tradicional e, em Portugal, ainda encontramos quem o faça de forma quase artesanal. É um produto rico em proteínas, vitaminas e minerais. O requeijão também contém gordura, mas já há disponíveis no mercado algumas opções com baixo teor de gordura. Apesar de ser um derivado do leite, devido à libertação do soro que ocorre durante a sua produção, o requeijão torna-se uma boa opção para quem tem alguma intolerância à lactose. O requeijão casa bem com compotas, com fruta fresca e também fez uma dupla vencedora com estas peras caramelizadas…
Ingredientes:
- 3 ovos
- 250ml de leite ou bebida vegetal (usámos leite sem lactose)
- sal
- 8 colheres de sopa de farinha de arroz
- 4 colheres de sopa de polvilho doce
- 2 peras grandes
- açúcar mascavado, a gosto
- 1 requeijão de cabra
- miolo de noz
- mel
Preparação:
- Numa tigela, bater os ovos com uma pitada de sal.
- Juntar as farinhas e envolver muito bem.
- Aos poucos, adicionar o leite e ir batendo até obter uma mistura lisa.
- Aquecer uma frigideira antiaderente e cozinhar porções de massa. Ao colocar uma colher de massa, espalhar por toda a superfície da frigideira para obter um crepe fino. Cozinhar cerca de um minuto de cada lado. Repetir o processo até terminar a massa.
- Entretanto, noutra frigideira, colocar as peras descascadas e cortadas em cubinhos e polvilhar com açúcar mascavado. Levar ao lume, mexendo de vez em quando, até que a pera esteja caramelizada a gosto.
- Por cima de metade do crepe, dispor o requeijão esfarelado e uma porção de pera caramelizada. Salpicar com nozes picadas e regar com mel a gosto. Dobrar a outra metade do crepe sobre o recheio para aconchegar a “caminha”.