O bacalhau à Narcisa foi-nos trazido pelo pai/avô numa das viagens ao “seu” Minho. É uma receita simples, com poucos ingredientes… não fosse o facto de ter fritos, seria um prato a repetir diversas vezes. Aqui apresentamos uma versão vegan, inspirada na página Go Vida Up.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 200g de tofu natural
- 4 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 batatas grandes
- 1 cebola grande
- 4 colheres de sopa de molho de tomate caseiro
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- massa de pimentão, a gosto
- vinho do porto, a gosto
- sal e pimenta, a gosto
- azeite, a gosto
- óleo ou azeite para fritar as batatas
- azeitonas pretas e salsa picada, para decorar
Preparação:
- Com antecedência, drenar o tofu e secá-lo bem entre folhas de papel absorvente. Cortar em fatias com 0,5cm de espessura e temperá-las com sal, pimenta, um dente de alho picado, louro, massa de pimentão e vinho do porto, a gosto. Deixar a marinar (quanto mais tempo marinar, mais absorve os sabores).
- Entretanto, descascar a cebola, as batatas e 2 dentes de alho. Cortar as batatas em rodelas finas. Laminar os alhos e cortar as cebolas em rodelas.
- Fritar as batatas e escorrê-las em papel absorvente.
- Numa frigideira, colocar um fio de azeite e um dente de alho esmagado, com a casca. Fritar as fatias do tofu até estarem douradas dos dois lados. Escorrer em papel absorvente.
- No mesmo azeite onde se fritou o tofu, deitar as rodelas de cebola e o alho laminado, deixando cozinhar até murchar. Neste momento, acrescentar o molho de tomate caseiro e o vinagre de arroz, envolvendo bem, rectificando os temperos e deixando apurar.
- Num prato, ou travessa, dispor uma camada de batatas, colocar por cima as fatias de tofu e a cebolada e finalizar com azeitonas pretas e salsa picada, a gosto.