Por vezes, as melhores coisas da vida são mesmo as mais simples. É um bocadinho cliché, mas é uma verdade que queremos ter cada vez mais presente nos nossos dias!
Esta salada prepara-se no tempo de caramelizar os figos e fazer o molho. É de sabores intensos: o contraste entre o doce, o amargo e o salgado, é fantástico!
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 100g de rúcula selvagem, lavada e seca
- 100g de queijo feta
- 8 figos, cortados em metades
- 1 colher de sopa de açúcar (usámos integral)
- sumo de 1 laranja
- 1 dente de alho picado finamente
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- sal e pimenta, a gosto
- 1 mão cheia de nozes picadas
Preparação:
- Lavar e secar os figos. Cortar a meio.
- Numa frigideira antiaderente, colocar o açúcar a derreter, em lume fraco. Adicionar os figos, com o interior para baixo. Deixar caramelizar, pressionando ligeiramente. Virar e deixar caramelizar um pouquinho a casca. Reservar.
- Aproveitando o “caramelo” que ficou na frigideira, acrescentar o alho e o sumo da laranja. Deixar ferver ligeiramente.
- Juntar o vinagre balsâmico e temperar com sal e pimenta (atenção à quantidade de sal, porque o feta é um queijo bastante temperado). Esperar que o molho engrosse, em lume brando, agitando a frigideira para que fique uniforme.
- Numa saladeira, dispor a rúcula. Salpicar com o queijo feta esfarelado. Cobrir com o molho (no fim de frio) e polvilhar com as nozes picadas. Colocar, por cima, as metades dos figos caramelizados.